Grandes desafios da Cibersegurança
Público-alvo: Principalmente dirigido aos gerentes de empresas de TI (Tecnologias de Informação) e profissionais com tarefas específicas nas áreas de gestão da informação e de cibersegurança, bem como Information Security Officer e Diretor de Segurança.
Formador: Prof. Dr. Armando Dias Ramos, Doutor em Direito, Docente Universitário e Inspetor-Chefe da Polícia Judiciária.
Duração: 4 horas – das 14h00 às 18h00
Preço: 80 € + IVA
Texto de enquadramento
As organizações públicas e privadas precisam nos seus negócios de sistemas de Tecnologias de Informação, tal como o acesso permanente à Internet, o uso regular do correio eletrónico, disponibilidade de informação em tempo real,
etc.
Com a Pandemia o trabalho remoto cresceu exponencialmente, levando a que tais acessos fragilizassem a informação pessoal e organizacional.
Torna-se imperativo formar quadros e colaboradores no que toca à cibersegurança e conhecer, acima de tudo, diversas técnicas de Hacking, Phishing, Encriptação de conteúdos (Ransomware), Resgate de Dados, etc…
O combate a estes fenómenos criminosos apenas pode ser bem-sucedido se forem conhecidos por todos e fizer parte de uma cultura organizacional na implementação de medidas estratégicas de defesa cibernética.
Quais as fragilidades que um sistema informático poderá ter e a sua relevância para o caso de virem a ser atacados exteriormente (DDoS,CryptoLocker, etc..)? E como proceder no caso de um ataque informático?
A cibersegurança não está dependente de grandes infraestruturas informáticas, mas antes de ações práticas que levem a cabo procedimentos uniformes conducentes a uma defesa institucional no seu todo.
Estará a sua informação segura? Ou será que alguém anda a aceder e a partilhar o seu “queijo” e ainda não se apercebeu desse facto?
Objetivos
No fim da ação de formação os formandos deverão:
· Compreender informações e segurança de TI e outras áreas de segurança e de instrumentos
como parte de um sistema de segurança integrado;
· Impacto nos Negócios: realizar análises e deduzir os planos de continuidade de
negócios;
· Conhecer os requisitos para a gestão de crises e ser capaz de aplicar um processo de
tomada de decisão prática;
· Conhecer os princípios de segurança no trabalho;
· Conhecer os tipos legais de crimes, modus operandi e formas de combate (proteção)
empresarial e pessoal.
Programa
1. A (in)segurança da informação digital;
2. Fragilidades do acesso remoto a dispositivos informáticos;
3. Segurança informática no local de trabalho;
4. Base jurídica dos crimes informáticos;
5. Modus operandi dos criminosos e formas de proteção;
6. A utilização do 5G e perspetivas de futuro da cibersegurança.