26 e 27 jan – ABC prático do condomínio e propriedade horizontal
Formadores: Luis Couto, advogado e sócio da SPCB legal, Ana Lino Monteiro, advogada na ALM, Eunice Meneses, jurista na R2Seguros, Maria Garcia, AG Eleva – Manutenção de elevadores, Joana Grilo, consultora legal na Protect Data.
Público-alvo: Empresas de administração de condomínios (EACs), Administradores de Condomínios, Mediadoras de Seguros, Empresas de Manutenção de Elevadores (EMAs), Advogados, Mediadores Imobiliários, condóminos e todos os profissionais com actividade na área da Propriedade Horizontal.
Data: 26 e 27 janeiro de 2026
Duração: 6h (3h/tarde) | das 14h30 às 17h30
Preço: 98 € – IVA incluído
130 € – IVA incluído (c/ compra da gravação, disponível 8 dias após a sessão em streaming).
Inscreva-se em: https://pay.hotmart.com/V103655410Q?checkoutMode=10
Enquadramento:
Para muitos profissionais ligados ao sector da propriedade horizontal ou até condóminos (a maioria de nós) esta é a época do ano em que se começam a gerir apreensões e dores de cabeça porque se avizinha o mês em que é necessário agendar a assembleia ordinária anual de condomínio nos edifícios constituídos em propriedade horizontal.
Nos meses de janeiro a março realizam-se a esmagadora maioria das assembleias de condomínio (como manda a lei) e os assuntos a tratar nos prédios, vão desde saber como se convoca regulamente uma assembleia; como se deve redigir uma acta que possa constituir título executivo contra os condóminos incumpridores; como se pode impugnar uma deliberação inválida da assembleia, entre muitas outras questões a resolver.
De permeio também surgem sempre dúvidas sobre a possibilidade de alteração do próprio título constitutivo da propriedade horizontal: aquela casa de porteiro que já não tem uso pode passar de parte comum do prédio a fração autónoma? Que formalidade há que cumprir para que isto possa acontecer? E nessa sequência, pode esta “nova fração autónoma” ser vendida pela administração ou essa decisão tem de resultar de uma deliberação da assembleia? Que maioria é necessária para o efeito?
Em matéria de elevadores… os do seu prédio são antigos? O condomínio precisa de deliberar uma modernização dos mesmos? Que maioria precisa para este efeito? Depois da modernização realizada tem a administração de pedir uma inspeção aos mesmos?
E o seguro contra o risco de incêndio? Está feito pelo valor correcto? Como sabê-lo?
Videovigilância, uma matéria sensível. A instalação de câmaras em condomínios não pode ser feita de qualquer forma. Há requisitos a cumprir. Sabe quais?
Estas são algumas das muitas dúvidas que começam a surgir em administradores de condomínios, prestadores de serviços ao sector e em muitos de nós, que somos condóminos de prédios onde habitamos.
Não deixe que estas questões comecem a assombrar os seus dias. Encare com positividade os meses que se seguem em matéria de gestão de condomínios porque temos uma formação que o vai preparar para tudo o que nesta matéria necessita de saber.
Programa:
Dia 26
Luís Couto – 14h30 às 17h30
Propriedade horizontal e Condomínio
A Administração e a Assembleia de Condomínio
- A propriedade horizontal; O título constitutivo e respectiva alteração.
- A administração do Condomínio;
- A assembleia de condóminos (AC);
- O processo deliberativo da AC: a convocatória, a deliberação, a acta e a sua notificação;
- A invalidade da deliberação e o processo de impugnação
Dia 27
Ana Lino Monteiro – 14h30 às 15h30
Cobrança de quotizações do condomínio
- Cobrança de quotizações de condomínio: extrajudicial e judicial;
- A ata como título executivo;
- Como preencher o requerimento executivo
Maria Garcia – 15h30 às 16h00
Elevadores do condomínio – obrigações e responsabilidades
- Legislação aplicável
- Inspeção: obrigatoriedade e responsabilidade
- Modificação de instalações
Eunice Meneses -16h00 às 16h45m
A obrigatoriedade do seguro de incêndio das partes comuns
- O Art. 1429º do Código Civil: a prova de seguro e o ónus da administração;
- O porquê da obrigatoriedade do seguro de incêndio?
- Quais são as coberturas incluídas?
- Tipos de seguro de condomínio;
- Capital a segurar
Joana Grilo – 16h45 às 17h30
Vídeovigilância: Requisitos legais a cumprir
- Vídeovigilância: Como instalar no condominio. Requisitos legais.